O que é astrologia

Astrologia é um estudo dos mais antigos existentes e que remonta a eras anteriores à própria escrita.

Já se vão milhares e milhares de anos do tempo em que os homens acreditavam que as estrelas ao céu poderiam interferir de maneira decisiva nos eventos de então como a caça a pesca o sucesso nas plantações a fertilidade a multiplicação das famílias, enfim, dos homens

Tudo estaria escrito nestas estrelas que se moviam pelo céu e que com o tempo foram recebendo nomes específicos e sendo conhecidas como os planetas

Resultado de imagem para mapas astrais

Tais planetas hoje no ocidente são nomeados conforme a mitologia romana Mercúrio Vênus Marte Júpiter Saturno e outros são nomes derivados de Deuses Romanos.

Mercúrio, mensageiro e também Filho de Zeus, era Deus notóriamente conhecido por sua destreza e habilidade.

Vênus seria a deusa da beleza e do amor teria se originado de Nascido das espumas das ondas do mar.

Marte, o planeta vermelho, era filho também de Zeus com a deusa Hera. A ele eram atribuídas as características da guerra.

Júpiter, o maior dos planetas, não à toa teve esse nome. Era (é) o Deus dos Deuses, o pai de todos os outros deuses e também dos Homens.

Saturno também conhecido na mitologia grega como Cronos é o Deus do tempo e, por isso, por sua antiguidade, pai de Júpiter.

Urano teria se casado com a deusa Gaia e tido com ela diversos filhos. Esta indignada pelo sofrimento imposto por seu esposo, deu ao filho Cronos uma foice e este castrou o pai e com isso diversos significados são oriundos desta lenda mítica. É o sétimo planeta, na sequência.

Netuno irmão de Zeus tem sua origem em Poseidon o Deus grego dos oceanos e dos Mares Me dá seu nome o oitavo planeta à partir do Sol.

Plutão hoje não mais considerado como um planeta na mesma categoria astronômica que os outros oito planetas é por sua distância incrível com relação ao centro solar associado ao Deus do reino dos mortos, também conhecido na Grécia de Hades.

Um pouco de história. Existem suposições de que o povo grego, considerado inclusive a base estrutural da cultura ocidental, possuía avançados conhecimentos em astronomia e, à partir de tais conhecimentos, desenvolveu as identidades dos planetas associadas aos seus Deuses.

Após o aculturamento decorrente da invasão romana à Grécia, tais Deuses foram associados entre si e outros não, gerando os nomes que conhecemos hoje.

Contudo, o nome do nosso planeta era o nome de uma deusa (para algumas referências uma titã) conhecida por Gaia e associada à fertilidade. Esta deusa não foi assimilada pelo processo de aculturação romano, surgindo daí a nomeação de Terra para o nosso planeta que é o único planeta do sistema solar a não possuir o nome romano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *